Nosso cérebro precisa de estímulos constantes para não atrofiar e nada como a leitura para garantir esses estímulos. Quem lê está sempre instruído e não fica dependente da opinião alheia. Além de prevenir doenças como o Alzheimer, ela traz muitos outros benefícios para a nossa saúde física e mental. Veja alguns a seguir:

  1.  Estresse e controle emocional: Quando você começa uma leitura, você se “desliga” temporariamente de seus problemas e seu cérebro consegue raciocinar melhor, assim você evita decisões precipitadas enquanto adquire conhecimento. Reduzindo dessa forma o estresse sobre sua mente e conseguindo relaxar o corpo.
  2. Memória e concentração : Quando você lê seu foco fica diretamente no assunto abordado, isso faz com que seu cérebro crie caminhos para armazenar o novo conhecimento, fortalecendo sua memória e consequentemente, aumentando sua capacidade de concentração.
  3. Diversão e conhecimento: Enquanto você lê algo que te interessa, você pode embarcar em um mundo de emoções, viajar em historias, criar desafios dentre outros prazeres proporcionados pela leitura, além de ampliar significantemente seu vocabulário e conhecimento, passando a falar e escrever melhor.
  4. Criatividade: Você já parou para pensar que a criatividade é a chave para a inovação? Quando você lê, você faz com que seu cérebro questione informações, imagine situações e crie soluções. Em outras palavras, você se torna a cada leitura alguém mais criativo.
  5. Emagrece: Uma hora de leitura pode queimar de 120 a mais de 800 calorias. Isso acontece porque o cérebro recebe estímulos que quando são muito fortes, fazem com que o corpo produza o hormônio adrenalina que é responsável por diminuir seu apetite e queimar calorias. Normalmente em livros de ação, sexo e suspense a queima é maior.

Ler é um ato de coragem, onde você embarca em mundos desconhecidos que podem mudar sua realidade, tanto em seus sonhos como em sua qualidade de vida. E agora amigo, vai ou não deixar um livro na cabeceira da cama?

Beijos,

Juliana Torres

Compartilhe