TI (Tecnologia da Informação) nada mais é do que o estudo e aplicação das técnicas pela ciência, usadas para transformar o meio que vivemos através da informação e dos recursos computacionais. Ela está presente em todas as áreas e no mundo atual somos quase dependentes de seus recursos.Se você já está nessa área irá se identificar com muitas questões abaixo, e se está pensando em entrar nesse mundo, confira os prós e contras de viver em contato direto com a informação:

Prós:

  • Salários altos: Comparado a outras áreas os salários da TI são bem atrativos, sem contar nas famosas horas extras oferecidas em projetos, que chegam algumas vezes a serem mais rentáveis que o próprio piso do profissional.
  • Todas empresas possuem TI: Usam computador, estudam técnicas, fazem pesquisa, possuem um sistema? então fazem uso da TI.
  • Diversidade de ramos a seguir: Redes de computadores, banco de dados, suporte técnico, desenvolvimento de sistemas, jogos, designer, projetos, web etc. O bom da área de Tecnologia é que você pode atuar desde estagiário até gerindo uma equipe.
  • Evolução contínua: Para trabalhar com tecnologia é necessário amar o conhecimento. Essa área exige aperfeiçoamento constante e proporciona muita sinergia – em TI estamos sempre interligados.
  • Interação social: O mundo de TI é “pequeno”. É normal você reencontrar pessoas ao conhecer novas empresas no ramo. Isso acontece pois o conhecimento vale ouro e nessa área ninguém fica estagnado. O contato com clientes também ajuda nesse processo, seja por auditorias, treinamentos, reuniões, visitas técnicas ou projetos.
  • Oportunidade em todo o mundo: Muitas empresas de tecnologia são multinacionais ou prestam serviços às mesmas, dessa forma, sempre surgem oportunidades para viagens nacionais e internacionais. Sem contar o fato da tecnologia crescer em velocidade maior que o número de profissionais, isso faz com que alguns países contratem pessoas de fora para suprir a necessidade local.
  • Plano de carreira extenso: Em TI você sempre pode ganhar mais. A cada dia chegam várias novidades no mercado e na era da informação todo conhecimento é válido. Quanto mais você conhece, mais oportunidades você tem.

Contras:

  • Qualificação insuficiente: A verdade é que existem muitas vagas com salários tentadores e benefícios chamativos em todo mundo, porém, junto de tanta alegria há sempre uma lista enorme de exigências, isso inclui diversidade de idiomas, tempo de serviço, cursos, certificações, entre outras. O contra vem, quando a empresa exige demais sem dar respaldo para o profissional.
  • Técnico ou gestor: Um grande problema é encontrar gestores que tenham conhecimento técnico e saibam motivar a equipe. É muito comum encontrar gestores geniais que não conseguem dizer não para clientes ou passar feedback aos funcionários ou até mesmo, pessoas amáveis, que cativam a equipe mas tomam horas do desenvolvedor questionando conceitos/entendimentos técnicos considerados simples.
  • Jornada estressante: Entrar cedo sem hora pra sair, horas extras ao finais de semana e feriados, viagens, ligações fora de hora, pessoas desorganizadas, cobranças contínuas, documentações, agilidade no atendimento, mudanças constantes etc. A maioria dos profissionais já se depararam nessas situações várias vezes na vida. Se for atuar em projetos, apenas adapte-se a isso – sem contar com prazos e clientes, mas isso renderia outro post.
  • Todo conhecimento é pouco: TI = evolução constante. Entrar nessa área significa nunca parar de estudar e se atualizar.

Para mim é um trabalho gratificante, desde que você ame mudanças e seja adepto a melhoria e busca continua do saber.

E você, qual sua opinião sobre trabalhar em TI?

Beijos,

Juliana Torres 

Compartilhe