Emprego, estudo, lazer, saúde, vida pessoa, espiritual, amigos, família, responsabilidades…Algumas vezes tenho a necessidade que meus dias tivessem 30 horas. Quem vive nessa correria sabe a dificuldade que é achar tempo para fazer tudo o que precisamos, e o mais importante: fazer bem feito.

Pensando nisso, reuni algumas dicas que tem salvo minha vida e me ajudado a fazer o que amo, sem perder o foco nas coisas importantes do dia a dia.

  • Listas: Sou a doida das listas. Elas ajudam a organizar a vida, alem de aliviar a mente sobre as coisas que temos para fazer. No final de cada dia vejo o que resta para a próxima rotina. Isso ajuda a criar prioridades e encaixar os afazeres principais na semana. Lista é vida!
  • Intercale as atividades: Quando você muda de função, você distrai o seu cérebro, o que ajuda e muito as idéias fluírem.
  • Descubra suas prioridades: Fica muito mais fácil se organizar quando você sabe exatamente aquilo que pode ser feito com calma e, as coisas que são urgentes. Tire alguns minutos do seu dia e defina em sua semana as tarefas inadiáveis. Assim você evita o estresse e consegue cumprir seus compromissos.
  • Peça ajuda: Não dá para levar o mundo nas costas. Se você tem mais tarefas do tempo livre está na hora de delegar funções. Veja quais tarefas você pode dividir e interaja.
  • Automatize suas tarefas: Nada como a tecnologia para nos ajudar. Existem diversos APPs que podem organizar suas tarefas. Coloque alarmes, pague suas contas pela internet evitando filas, enfim, use os recursos a seu favor.
  • Tire um tempo para você: Eu tive uma fase em que fiquei mais no hospital do que em qualquer outro lugar. Motivo? Estresse. Não faça como eu, que esperei meu corpo me parar pra poder enxergar que minha prioridade número um era eu mesma. Tire um dia da semana pra você. Organize sua mente, mate suas vontades, leia um bom livro, interaja, conheça pessoas e lugares, dê vida a sua alma e cores à sua vida. Uma mente sadia consegue raciocinar bem melhor – um corpo descansado faz tudo de maneira mais ágil. Pode parecer absurdo em meio a tantas tarefas, mas por experiencia própria: tirar um dia para si, faz todos os outros renderem o dobro.

Todas essas dicas levam tempo, mesmo porque adaptar a rotina não é uma tarefa fácil. Isso significa mudança, logo, leva tempo para ser efetiva – mas vale o esforço.

Se você tem alguma experiencia ou dica de organização deixe nos comentários ♥
Beijos,

Juliana Torres

Compartilhe