O que todo consumidor espera ao efetuar uma compra? Qual o perfil da empresa desejado? Quais são nossos direitos legais sobre comprar e vender? Essas informações podem evitar grandes prejuízos e por esse motivo vim compartilha-las com vocês.

Antes de mais nada, vou deixar aqui o link do Procon caso tenha alguém que esteja passando o mesmo que eu e deseje ir atrás dos seus direitos: Veja AQUI

Quando efetuamos uma compra, desejamos qualidade pelo que pagamos, garantia do investimento, atendimento, esclarecimento das dúvidas e nas compras online: entrega garantida.

Meu caso: Em 26 de fevereiro deste ano fiz uma compra num site chamado Mesebeli. A loja é linda, vende roupas incríveis com um preço bem mais acessível comparado a outras do mesmo segmento. Hoje fazem 42 dias ÚTEIS da minha compra e adivinhem? Meu produto não foi despachado! Segundo a loja, o prazo para envio do produto é de 25 dias úteis para despacho+prazo de entrega dos correios. Ou seja, estão bem atrasados!

  • Dores de cabeça: No inicio de março acessei o site para verificar o status da minha compra e constava lá como “pagamento pendente”. Eu quase tive um piripaque, afinal, a compra já estava sendo paga. Em resumo: entrei em contato com a loja e eles me responderam que migraram de servidor e que os dados seriam alterados em minutos para o status real da compra.pedido
  • Solução: Não houve correção do status do pedido até hoje. Sem contar que, mudaram o numero do meu pedido, logo, quando mandei o numero de compra que constava no site, recebi da empresa a mensagem dizendo que o numero enviado constava uma compra em nome de outra pessoa. Legal, né? Ainda bem que guardei todos os e-mails e tinha os dois números de compra: o do comprovante de pagamento+ o numero atual.

Ontem, entrei em contato com a empresa perguntando sobre o pedido e questionando o procedimento para cancelamento da compra e estorno do valor pago. A resposta que tive foi: “Estamos sem internet. Não tenho como resolver. Nos envie um e-mail e aguarde atendimento”.

Resolvi então, pesquisar quais eram meus direitos e encontrei a cartilha do PROCON,  informando que segundo o artigo 35 do código do consumidor o cancelamento da compra é obrigatória pela empresa quando descumprido alguns dos termos descritos (veja no link acima). Entre os termos, dizia: “Quando não houver o cumprimento à oferta (por exemplo, o não cumprimento do prazo de entrega)”.

Então, meu amigo, se você está no mesmo barco que eu, entre em contato com a empresa de maneira formal e busque seus direitos. Procure o PROCON mais próximo e evite maiores prejuízos. Outra informação importante, é que para residentes do estado de SP, o PROCON faz atendimento pelas redes sociais, o que pode ajudar muitas pessoas que não tem disponibilidade de horário para ir até os postos mais próximos.

Gostaria de compartilhar isso com todos vocês, para que outras pessoas não sofram o mesmo que eu. Caso você tenha efetuado alguma compra nessa loja, deixe nos comentários qual foi sua experiência (positiva ou negativa?). Se teve problema em outras lojas, deixe nos comentários para alertar outras pessoas.

**Como vocês sabem, não gosto de postar informações negativas, mas acredito que compartilhar minhas experiências boas ou não fazem parte também do meu trabalho,

Juliana Torres.

 

Compartilhe