Cada pessoa que passa em nossa vida traz junto dela um aprendizado, novas experiências e conhecimentos que tendem a agregar em nós ao longo do tempo e convivência. Reuni abaixo as principais lições que aprendi em meus relacionamentos, desde amizades, namoros, família e em meu casamento, e vim compartilha-las com vocês. 

  1. Valorize-se: Quem quer estar com você, estará. Quem sente sua falta vai te procurar e quem é verdadeiro não irá te desejar boa sorte, ao invés disso, te estenderá as mãos e dirá “vou com você”. Isso na vida é regra – quem quer faz acontecer. Não trabalhe por moedas falsas.
  2. Ame-se: Cada um recebe o amor que acredita merecer – isso é fato. Quando a gente se ama não aceitamos esmolas como atenção, não perdemos nosso tempo com gente que não agrega e acima de tudo: ficamos em primeiro lugar. Você precisa estar bem para edificar sua vida. Ainda que você tenha filhos, seu primeiro amor precisa ser você, as pessoas que amamos precisam que estejamos bem: alicerce trincado não sustenta um edifício. Ninguém oferece o que não possui, sem amor próprio é impossível amar outro alguém.
    casal
  3. Saiba ouvir: Os maiores erros que cometi na vida foi por acreditar saber. Quando a gente aprende a ouvir as palavras, observar no silêncio, passamos a entender que os relacionamentos são construídos pelas pequenas coisas. Não são longas declarações de amor e fidelidade, mas os pequenos gestos de cuidado, os olhares trocados no bom dia e a atenção que damos as intenções. As palavras falam do que queremos, mas as intenções mostram o que realmente precisamos saber.
  4. Quem fere já foi ferido: Chega a ser assustador a barreira de proteção que formamos quando somos feridos. Algumas pessoas tratam as outras de maneira áspera e grosseira, com o intuito de afasta-las e evitar outro sofrimento. Para estas eu deixo um simples conselho: a vida não para pra você colar os cacos. Reinvente-se e arisque, o futuro é uma caixa de surpresas que pode te surpreender.
  5. Seja tolerante: Queremos ser ouvidos, mas não queremos ouvir; acolhidos mas deixamos de acolher. Lançamos para as pessoas nossos defeitos e ansiedades, buscamos ser entendidos mas quando erram com a gente, nada justifica não é verdade? Somos todos imperfeitos.
  6. Seja sincero: Se você agir pelo que pensa e sente muitos vão te rejeitar – exceto aqueles que te aceitam pela essência. Você tem duas escolhas na vida: ser você mesmo ou viver uma mentira – a escolha é sua.
  7. Não dê tanta importância: Já ouviu aquela frase: tudo depende da importância que você dá? É verdade. As pessoas só te magoam por que você da esse poder a elas. E se você parasse de se importar? Ocupe-se.
    amor
  8. Não deixe nada para depois: Tire o amanhã do seu dicionário, a não ser que você seja um Deus dono do tempo. O depois é incerto e tudo o que te pertence é o agora. Faça.
  9. Temos medo da verdade: Não faça do medo um Deus –  não entregue a ele sua vida. Busque suas verdades, teste suas hipóteses pois não há nada mais triste do que viver dias incríveis e descobrir que era sonho. Faça seu paraíso no hoje. Ser triste é viver de lembranças.
  10. Somos mais fortes do que pensamos: Coloque uma coisa na sua cabeça: sua vida depende apenas de você. Você vive sem ele(a), sim! Se alguém te deixar: foi bom enquanto durou. Se alguém trair sua confiança: seu caráter esta limpo. Se o vento soprar, se a tristeza bater e os problemas aparecerem, agradeça: a vida é assim – primeiro caímos para depois aprendermos a andar. Como disse Paulo Vanzolini: Levanta, sacode a poeira e da a volta por cima!

Relacionar-se é a base para evoluir. Nada é tão enriquecedor do que viver com outro alguém. Resumi minha vida em dez tópicos, agora quero saber de você, qual a maior lição que aprendeu em seus relacionamentos?
Juliana Torres 

Compartilhe