Você já parou para pensar o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos? Quantos modelos de celulares, computadores e cores de veículos diferentes passaram a existir na ultima década? Quanto mais a economia evolui, mais recursos naturais são explorados, maior é a evolução tecnológica e mais exigente se torna o mercado consumidor. Para acompanhar tantas mudanças, as organizações precisam prever as futuras necessidades de seus clientes, procurando cada vez mais, aumentar seu leque de possibilidades e suprir as mais diversas necessidades. E claro, que tudo isso reflete na carreira dos profissionais de sucesso.
A cada dia que passa o mercado se encontra mais exigente. Isso ocorre devido a inovação e renovação constante de processos e recursos utilizados na produção de produtos e serviços, a fim de atender e garantir cada vez mais a satisfação do consumidor.
Isso exige que os profissionais busquem constantemente o conhecimento, através de cursos e treinamentos. A grande questão e dificuldade profissional é ter a visão do mercado e previsão para as futuras tecnologias, de modo a garantir o investimento certo, tanto no buscar conhecimento, como quais tecnologias aderir para novas produções.

Um grande desafio para manter-se atualizado é a velocidade de transformação da sociedade como um todo, bem como as descobertas tecnológicas que se expandem num ritmo avassalador. Começamos com pequenas invenções e hoje a inteligencia artificial já esta sendo adotada para algumas áreas do mercado. Chegamos ao ponto em que as maquinas programadas por nós, superam nossa própria inteligencia.

Se pararmos para analisar o mercado a duas décadas atrás, quanto mais diversificado fosse o conhecimento de um profissional, mais aceitável era sua colocação numa organização. Hoje, devido a expansão das informações e o uso continuo das TICs, é necessário que além desse ensino base, cada trabalhador busque uma especialização. O mercado necessita de conhecimento especifico e mão de obra especializada para cada área de atuação.

Esse crescimento tecnológico acelerado exige que o profissional busque outras fontes de conhecimento alem do nível superior, expandindo seu aprendizado através de cursos e treinamentos. Pensando nisso, algumas instituições propõem cursos com certificações, oferecendo um treinamento especifico sobre áreas isoladas do mercado, de maneira a ensinar recursos humanos a usarem suas ferramentas de forma eficaz. Como exemplo disso, temos as certificações ITIL, Cobit, SAP, Java entre outras. Que ensinam a lidar com ferramentas ágeis, boas praticas de mercado, linguagens de programação entre outros conhecimentos, que facilitem e preparem o profissional para suprir as necessidades atuais e desenvolver futuras estrategias para renovação dos recursos produtivos.

Não podemos deixar de lado o uso das Tecnologias da informação e comunicação, que oferecem informações uteis através de ensino online e fontes de conhecimento de todo o mundo, permitindo a interação por chats, blogs e fóruns, onde pessoas podem conhecer por pesquisas, as tendencias futuras pela necessidade de busca do consumidor, fazer levantamento de dados e obter novas informações de maneira a tornar-se um trabalhador mais preparado. Sem contar no ensino a distancia, que permite que profissionais atualizem seus conhecimentos de nível superior, sem precisar se deslocar até uma instituição de ensino regularmente. (Veja mais aqui: Curso EAD FATEC). Dessa forma, o trabalhador consegue manter-se atualizado e realizar cursos onde quer que esteja. Permitindo novas oportunidades de interação e ascensão profissional, mesmo para aqueles que possuem rotinas muito aceleradas.

Juliana Torres.

Compartilhe