Dias mais curtos, folhas amareladas das árvores, ventos mais fortes, temperatura e umidade do ar baixas… Essas são algumas características marcantes dessa estação, também conhecida como época da colheita. No Brasil, o outono começa entre os dias 20 e 21 de março e finaliza entre 20  e 21 de junho.  Conheça alguns fatos e curiosidades que tornam essa época do ano apaixonante e especial:

  1. Frio = Metabolismo acelerado: Não são apenas ventos gelados que o outono trás. Essa queda repentina de temperatura ajuda o metabolismo a acelerar, melhorando a saúde e facilitando o emagrecimento. Isso acontece porque o corpo gasta mais energia no frio para tentar nos manter aquecidos.
    beleza
  2. Cores e sentimentos: As cores que predominam nessa época variam desde tons do amarelo ao vermelho e alguns nuances de marrom. Cores quentes são encontradas em toda natureza, já o céu passa a abraçar variações de acinzentado. Toda essa mistura desperta em nós sentimentos de renovação, lembrança, medição e recolhimento. É uma época de transições e mudanças.
    frio
  3. Alimentos típicos: O outono não é conhecido por tempo de colheita atoa. É nessa época do ano que os alimentos estão prontos para serem colhidos naturalmente, dessa forma, possuem valor nutricional maior, preço menor e quantidade reduzida de agrotóxicos. Confira na matéria a seguir, os alimentos mais encontrados nessa estação e suas propriedades vitamínicas. Clique AQUI.
    frutas
  4. Paisagens incríveis: Devido a diminuição da luz solar, o processo de fotossíntese das plantas acaba sendo comprometido, levando-as a descartar a clorofila (partícula responsável pelo pigmento verde) de suas folhas. Como consequência, a natureza substitui o verde por variações e misturas de amarelo e vermelho, tornando locais simples em cenários extraordinários. Confira alguns lugares pelo mundo transformados pelo outono. Clique AQUI.
    natureza
  5. Flores de outono: Algumas plantas são mais resistentes ao frio e precisam de menos luz solar para sobreviverem. Entre elas podemos citar: rosas, margaridas, orquídeas cimbídio, antúrios, lírios, entre outras. Estas são perfeitas para compor seu jardim de outono.
    outono

Na sua opinião, qual a melhor coisa no outono?

Juliana Torres 

Compartilhe