Uma das coisas que mais chama atenção na composição da noiva é o buquê. Ele representa a intenção e sentimentos da noiva através dos tipos de flores usados, para que ela possa se expressar sem precisar usar as palavras. Antigamente ele era usado para trazer boa sorte ao casamento. No lugar das flores eram usados ervas e alho com a intenção de afastar o mau-olhado. Da pra imaginar?

Uma curiosidade pouco citada, é que a tradição de jogar o buquê para as convidadas simboliza a ajuda da noiva para as outras mulheres, que podem ser as próximas a se casarem ou possuírem uma vida próspera.

Cada flor e cor representa um sentimento ao casamento. Abaixo trago algumas inspirações para serem usadas no grande dia:

  • Rosas azuis envelhecidas (buquê vintage): As rosas azuis representam a realização de um sonho ou a conquista de algo impossível. Elas simbolizam o amor e a prosperidade. São obtidas através da coloração de rosas brancas e trazem um charme todo especial ao tão sonhado dia. É uma opção pouco usada, sendo ideal para noivas que buscam exclusividade.
    buque de rosas azuis
  • Rosas cor de rosa: Simbolizam a pureza de intenções, amor, carinho e empatia. A noiva que usa esse buquê está transbordando o amor e a gratidão pelo seu dia. O formato arredondado traduz o romantismo.
    buque de rosas cor de rosa
  • Rosas vermelhas: Simbolizam a paixão, o amor, devoção e o respeito. Tradicionalmente usadas, elas chamam muita atenção, tanto para a noiva quanto para decoração do local.
    buque de rosas vermelhas
  • Buquê para o noivo: E por que não? O buquê para os noivos costumam ser no modelo assimétrico, compostos por cravos que representam a masculinidade, rosas e lírios brancos simbolizando a pureza entre outros tons pasteis ou azuis, simbolizando paz, respeito, amizade e boa sorte aos convidados.
    buque para o noivo
  • Rosas e orquídeas brancas: As rosas simbolizam a paz e a pureza, enquanto as orquídeas simbolizam sofisticação e sensualidade. Esse buquê é ideal para noivas modernas, que desejam levar para seu dia harmonia e elegância.
    buque
  • Buquê de frésia roxo: A frésia é uma flor marcante que exala perfume, cor e simboliza a reflexão. O tom roxo representa a transformação, o mistério e magia. Esse buquê é perfeito para noivas espirituosas e sábias.
    noiva um
  • Cravos e Ranúnculos: Os cravos brancos e vermelhos significam amor, beleza e admiração, já os ranúnculos na cor rosa simbolizam o “amor tímido”. Esse buquê é cheio de elegância, charme e autenticidade.
    noiva

Na escolha do buquê também é importante levar em conta o vestido da noiva, estatura e silhueta. Para as baixinhas como eu, é importante focarmos nos tamanhos menores e mais discretos, já as altas podem abusar nos buquês de cascata. As magras podem optar pelos buquês mais cheios e redondos, as outras noivas lindas podem focar nos buquês de braçada e assimétricos.

Qual seu buquê preferido?

Beijos coloridos,

Juliana Torres 

Compartilhe