Recentemente tirei o meu passaporte e hoje venho compartilhar com vocês um passo a passo para facilitar o processo, bem como sanar algumas dúvidas e curiosidades sobre o documento.

O Passaporte Brasileiro é um documento válido em território Nacional e Internacional por dez anos, não sendo necessário para voos dentro do Brasil e países do Mercosul, podendo ser substituído nesses destinos pelo RG (saiba mais AQUI). Caso você já possua o documento, não precisa de visto para conhecer esses países.
Outra curiosidade sobre os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador), é que você pode fazer compras a vontade. O acordo defende o livre comércio sem tarifas. Caso você ame sua viagem, também pode solicitar ao país a residência temporária. Esta, é válida por dois anos, onde dentro desse período o cidadão pode solicitar a residencia permanente (saiba mais AQUI).
Para tirar o Passaporte é necessário acessar o site da Polícia Federal, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa (atualmente R$257,25). Após, o cidadão deve aguardar o prazo de 48 horas úteis para compensar o pagamento, retornar ao site no menu agendamento e escolher a melhor data e local para entrega da documentação e entrevista (Links disponíveis abaixo).

A entrevista é bem simples e rápida. Todos são atendidos mediante agendamento, o que agiliza e muito o processo. Ela é realizada em um dos postos da Polícia Federal. Basicamente, eles recolhem os documentos, tiram uma foto e recolhem sua assinatura digital.

Para o agendamento, é importante que você guarde o número de protocolo da GRU (guia de recolhimento da União, ou boleto do passaporte). Caso tenha que alterar a data, o serviço é disponibilizado no próprio portal da PF.
A retirada do passaporte é realizada no mesmo posto da entrevista. No meu caso, ele ficou pronto em duas semanas. Você também receberá um protocolo nesse dia contendo a data em que ele será expedido, sendo este necessário para a retirada do documento.

O processo é simples e leva em média um mês, tudo depende da disponibilidade das datas. Agora é só faze as malas e aproveitar o melhor que a vida pode te dar: experiência.

  • Links Úteis:

Formulário de cadastro PF: AQUI.

Documentação necessária para o passaporte: AQUI.

Agendamento da entrevista: AQUI.

Reagendamento da entrevista: AQUI.

Beijos Coloridos,

Juliana Torres 

Compartilhe